Preocupações de Paulo para Tito...

19/02/2013 09:39

Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo e Servo de Deus, escreveu uma carta a Tito, um de seus mais íntimos discípulos componente da triada com Timóteo e Epafras.
 
Podem argumentar que Paulo tinha nestes três discípulos a pessoas que o auxiliavam, ou faziam de secretários, ou que ele os tomou como para fazê-los discípulos de Cristo mais achegados, mas o que vem a colocá-los num patamar mais elevado que este, ou pelo menos mais transcendente é o fato de que a nenhum outro discípulo Paulo escreveu cartas com mandamentos como o fez para com Tito, Timóteo e indiretamente a respeito de Epafras (Col.1:7; 4:12s; Flm 23s; Fil.2:25-30).
 
Mas, no caso de Tito, Paulo não escreve imbuído de qualquer preocupação pessoal como no caso de Timóteo, mas sim com preocupações para Tito. 
 
Em ambos os casos Paulo manda, ordena, estabelece como apóstolo, e não diretamente sobre aqueles que ele colocava nas cidades para pastorear a igreja nas diferentes localidades. Já, outrora, fazia isto diretamente sobre os presbíteros ou bispos locais (At. 14:23).
 
(Em outra ocasião revelarei o grande mistério em torno ao propósito e o plano de Deus para com as cidades desde o desenho do Jardim do Éden em Gênesis. Um plano que fora deturpado por Satanás. Os limites de uma cidade são os limites que Cristo utilizou (Mt. 5:14) no estabelecimento de Sua igreja. Desde que uma "igreja" tem por limite um bairro, uma casa, um estado, nação ou nações, está desautorizada para exercer a autoridade de Cristo - apostólica e ministerial sobre a igreja e sobre os líderes que persistem no pecado).
 
Aqui as preocupações de Paulo podem ser descritas como em três Temas: 
 
1. Servos que devem perseverar na verdade censurando as heresias, 2. Salvos que devem servir pregando a verdade, fazendo boas obras, e; 3. A Salvação gerando o fruto de atitudes sadias contra a heresias e uma vida reprovada.
 
Paulo usa um tom de voz de verdadeiro pai na fé, como em Vs.11: "É necessário colocar neles uma mordaça usada para manter fechada a boca dos cães ferozes", e na expressão reiterada recalcando a insubmissão de certas pessoas. 
 
Em 2:10 Paulo usa uma palavra que se refere ao bom gosto em se dispôr as jóias, para comunicar que a nossa vida deve reluzir o brilho do Evangelho. Aqui Paulo requer esta luminosidade não apenas de crentes "senhores", livres, senão até mesmo de "escravos" que não possuíam nenhum direito legal. "O termo senhores neste contexto, originou a palavra portuguesa déspota, que indica a autoridade absoluta de um dono sobre seu escravo" (Dr. Mike Wells), mas o original bíblico no Novo Testamento só quer enfatizar a especialidade da relação de uma pessoa com Deus, a serviço Seu na Terra, de por vida e em tudo, não escravidão.
 
No versículo 5 seguinte, Paulo comunica que o preço de nosso resgate já foi pago por Jesus Cristo, mediante o que agora passamos a pertencer exclusivamente a Deus. 
 
Para Paulo a sua Missão, seu chamado, ungimento e envio como Apóstolo nesta carta é tão inegociável, que chega a ordenar a Tito rejeitar aos que se mostrem rebeldes a aceita-lo (3:10,11).
 
Entretanto, a sua inflexibilidade transmitida a Tito para que este também se mostre inflexível radicava num pressuposto básico inconfundível nas suas quatorze epístolas, e em razões relacionadas, como pude extrair desta pequena carta. 
 
1. O seu conceito de "sã doutrina", que implica ser "saudável", nada tinha a ver com qualquer coluna conceitual filosófica, doutrinal ou teológica. Sim, tinha tudo a ver com "alimento sólido da Palavra e o Espírito infundido no interior dos discípulos, até que Cristo seja formado dentro delas".
 
2. Paulo tinha discípulos de muita confiança aos que poderíamos denomina-los "apóstolos auxiliares", ou apóstolos aprendizes, ou apóstolos de segunda categoria, que ocupavam um grau acima dos presbíteros ou bispos locais, explicado no fato de que a eles Paulo manda que ordenem e estabeleçam anciões nas igrejas locais. 
 
3. Paulo segue coerente, pois, a Timóteo ele tinha orientado que quando cai em pecado um ancião ou presbítero, é somente outro presbítero no mesmo nível ministerial, ou superior, que pode e deve repreende-lo diante de todos quando persiste em pecar, e agora, ao escrever a Tito repete a mesma norma, ordenando-lhe:
 
a) "Tu, porém, PREGA o que está em harmonia com a sã doutrina..." 2:1.
b) "Encoraja" 2;2.
c) "Ensina" 2;3.
d) "Exorta" 2:6. 
e) "Instrui" 2:9.
f) "Prega estas instruções, encoraja e repreende com toda autoridade..." 2:15.
 
4. O versículo 15 do capítulo 1 contém uma expressão que muito foi interpretada ao bel prazer de muitos: PUROS. As menções à SÃ DOUTRINA em 1:13 e 2:8 se entretecem com a descrição colossal e magistral dada pelo Apóstolo na introdução, quando junta a fé com o conhecimento, que "se fundamenta na esperança da VIDA eterna... e que conduzem à PIEDADE, a declaração de paternidade sobre Tito, o estabelecimento de orientações específicas no versículo 5, implicando deveres e requisitos para os que seriam nomeados presbíteros locais, a repetitiva referência à obediência, as recomendações contra o que se prega por ai e que não se devia pregar, incluso fábulas e histórias verídicas mas que não infundiam VIDA, retratam o verdadeiro significado de ser PUROS.
 
PURO é aquele que mantém a sã doutrina, ou seja, o ensino de vida para vida, incontaminado de mandamentos de homens, tradições, culturas, argumentos, e pareceres elevados de pessoas elevadas, porém, que não vêm inalterados desde Cristo, logo os Apóstolos bíblicos, e finalmente, se mantém e aperfeiçoa na vida da igreja por meio dos cinco ministérios harmonizados, e o apóstolo dando continuidade à paternidade. 
 
5. Todo o rigor dos mandatos do Apóstolo Paulo em todo o Novo Testamento, tem a ver exclusivamente com este aspecto da divisão (Tito 3) da sã doutrina, que se pregue coisas que não geram vida nem edificam a igreja pela vida eterna de Deus. 
 
Concluindo:
 
Esta pequena carta ressalta o seguinte:
 
1. A Autoridade Apostólica.
2. Depois de estabelecida a autoridade apostólica, Paulo estabelece que Pastores ou Presbíteros não apóstolos, são incumbidos de liderar pastores ou presbíteros locais, passando para estes fielmente o recebido dos Apóstolos líderes.
3. A genuína paternidade tem a ver exclusivamente com a geração de vida, pelo Pão da Vida e o alimentar as ovelhas não com "doutrinas" senão com a Vida eterna.
4. A Autoridade Apostólica também estabelece ORDEM. 
5. Ninguém é PURO se se alimenta de fábulas, tradições, mandamentos de homens, cultura, argumentos segundo o mundo, e não da pura Palavra de Deus. 
6. As disciplinas e determinações de um Apóstolo Auxiliar ou Superintendente de pastores, é "Toda autoridade" quando vem da obediência aos apóstolos líderes. 
7. A severidade dos pastores, tanto apóstolos auxiliares, quanto presbíteros locais, não pode servir como "despotismo" para expor a ninguém em seus pecados, senão para fazê-los SADIOS na fé, interior e pessoalmente. As expressões encoraja, ensina, exorta, instrui e repreende falam justamente deste amor de Pai que Paulo descreve aos Tessalonicenses (1a. 1:11). 
 
As preocupações de Paulo para Tito visam fazê-lo SADIO para que, ao estabelecer presbíteros nas cidades escolhesse homens sadios e os ajudasse a permanecerem sadios na sã doutrina. 
 
Tito Berry

Pesquisar no site

Contato

Ministério de Edificação Eterna Londrina, Paraná, Brasil +55.4398418353

Tito Berry é o nome "artístico" de Justo Jorge Aranda. Tito é o seu apelido histórico, e Berry pertence ao sobrenome de sua mãe, de cuja linhagem herdou o dom de escrever e a arte em geral. Com motivo de se inscrever na SADE (Sociedade Argentina de Escritores) e na ANP (Academia Nacional de Periodismo) - Jornalismo -, deveu criar um nome artístico, o qual vem sendo utilizado para assinar as suas obras literárias desde há muitos anos.
Tito Berry desconhecia que existisse outro artista com o mesmo nome, neste caso, do rock, e nos EUA, no entanto, persiste com o seu nome consagrado à arte mais pura e o genuíno dom de escrever para Deus, e já obstenta o direito exclusivo sobre o nome, registrado e patentado exclusivamente, embora ainda o Mundo continue conhecendo ao outro artista e este tenha milhões de fãs que Tito Berry não busca tê-los, porque o sua obcesão artística é SERVIR A JESUS CRISTO com excelência, a favor da IGREJA.